INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH

"Os raios divinos são manifestações da luz que interage com a nossa natureza divina.
Através do reino vegetal, eles atuam sobre os florais e chegam mais perto da nossa essência, facilitando o processo de expansão da nossa consciência."...

É com grande alegria que convidamos as (os) nossas (os) companheiros de estrada para esse encontro, com o intuito de ampliar o seu processo de auto conhecimento, o seu "cura-te a ti mesmo", bem como auxiliar o próximo.

Começamos a nossa trajetória com os Florais de Bach que nos deu o chão, a estrutura, a fundação de nossa construção.
Mais tarde incluimos os Florais de Minas para poder ampliar mais ainda esse universo energético através de flores de nossa região.
Agora, buscamos nos FLORAIS DE SAINT GERMAIN o coroamento dessa ação energética, pois através do uso dessas flores ampliamos mais e mais nosso padrão vibratório para que possamos nos sensibilizar rumo à nossa escala evolutiva.

Encontramos nestes florais, uma via mais espiritual para elevarmos a nossa consciência, bem como aprender a nos proteger energeticamente, neste momento planetário tão carente desse selo de positividade e alegria.

O curso será uma introdução iniciada com o histórico de sua fundadora, Neide Margonari e um breve relato das essências florais e da energia dos 12 raios divinos.

Venha compartilhar conosco deste encontro tão especial, nos dias 08 e 09 de Outubro de 2011 no sábado 8:30 às 18:00 hs e no domingo 8:30 às 12:30 hs.
Investimento R$ 180,00
Inscrições pelo telefone: (15) 32342423 ou email: malva@institutovermont.com.br

Muita luz e paz profunda
Instituto Vermont
Cida Marczynski

A injestão de uma colher de sopa de azeite de oliva todos os dias nos oferece enormes benefícios para a saúde.
Além disto, existe uma excelente receitinha caseira para você massagear locais doloridos e inflamados como entorses, contusões, reumatismos e artroses:

250 mL de Azeite de Oliva Extra Virgem
30 mL de Tintura de Arnica montana

Misturar os ingredientes em um frasco escuro, tampar bem e guardar em local escuro. Massagear o local afetado 4x/dia.Agitar antes de usar.

Sempre é bom lembrar que devemos manter os locais inflamados sempre aquecidos. Como já diziam nossos avós, "a friagem não é boa para a saúde".
Cida Marczynski



A árvore da oliveira é linda!Reflete à luz do sol reflexos prateados e tem sua origem datada desde o princípio dos tempos. Dos seus frutos, chamados azeitonas, é produzido o azeite de oliva., cuja utilização remonta há mais de 6 mil anos. Estudos arqueológicos indicam que o azeite de oliva era produzido e utilizado pelos povos de regiões da Ásia Menor omo um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele à noite, suavizando a dor dos feridos e de servir como um alimento precioso, rico em sabor e energia.
Existem comprovadamente vários benefícios do consumo regular do azeite para a saúde, dentre eles:
- reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo.
- reduz o risco de infarto ou AVC, pois reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
- previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
- reduz inflamações e dores.
- pode ser usado em massagens externas nos locais inflamados e doloridos.

Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do óleo de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.
Então, que tal consumir uma colher de sopa de azeite de oliva todos os dias?
INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH

Dias 08 e 09 de Outubro de 2011
Horário:
8:30 às 18:00 hs no sábado
8:30 às 12:30 hs no domingo
Curso ministrado pelas terapeutas Maria Aparecida Leite Vaz de Arruda e Maria Aparecida Marczynski
Com apostila e certificado de conclusão
Investimento: R$ 180,00
Marcadores: 0 comentários | | edit post
INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH



“Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele.”

CRAB APPLE

Na verdade, desejamos estar puros e muito limpos, por vezes lavaremos as mãos várias vezes, tomaremos mais banhos por dia, e deixaremos a nossa casa muito limpa.
Por estas razões poderemos deixar de aproveitar as coisas boas da vida, pois se uma xícara estiver sobre a pia já estará nos perturbando.
E os quadros pendurados na casa. O que fazermos se eles estiverem ligeiramente desalinhados.
Também ficaremos perturbados.....
Pense que a perfeição não nos pertence e que a pureza do mundo é relativa, e que mais vale a pureza da alma. Lembre-se disso.
E pára selar esse nosso acordo, que tal um delicioso suco de maçã....
Cida Arruda.
INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH


Nestes dias de inverno, nada melhor do que uma xícara de chá de erva-cidreira, um bom livro e o aconchego de uma boa companhia.
Para nos lembrar do apego e desapego temos um floral que trabalha divinamente esses aspectos em nosso coração.

Aquela mamãe que tem um filho pequeno, é muito feliz em deixá-lo lindo, bem arrumado, leva-lo a escola, ao futebol, ou dança, da mesma forma uma linda menina, ir em todas as festas da escola......
Tudo isso é mágico e maravilhoso.


Porém ele, ou ela crescem e aí vem o enorme vazio, a solidão, a necessidade de fazer algo por aquela pessoa, que felizmente não precisa mais dela, pois é assim que alcançamos a autonomia.
Essa mãe torna-se triste, possessiva, e controladora, pois afinal ela quer aquele ou aquela criança
que ela nutria o tempo todo.

Para este sofrimento lembre-se do Floral Chicory e faça uso dele até sentir-se melhor.

Lembre-se: O amor é como um pássaro, que mostra toda a sua graça na leveza de seu vôo e se você o prende com todos os recursos bons numa gaiola, mesmo de ouro, ele sucumbirá, pois o amor não resiste às prisões.

Cida Arruda
INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH

HÁBITOS
“Não deixe para à tarde o que puder realizar pela manhã”
Como realizar esta frase aparentemente tão simples.
Todos os setores da vida necessitam da aplicação desta frase: reeducação alimentar, freqüência de uma atividade física, novas leituras, aprendizado de um novo idioma, de um novo hobby, como bordar, tricotar e tantas outras coisas.

“Não deixe para à tarde o que puder realizar pela manhã”. Como realizá-lo

Vamos rever nossos hábitos atuais e entendê-los melhor. Primeiramente o que é um hábito
O hábito é uma disposição, que depois de adquirida, torna-se duradoura, e consiste em reproduzir os mesmos atos ou em sofrer as mesmas influências.
Diferentemente do instinto, que é algo inato, o hábito é algo adquirido.
Acredita-se que a repetição é a criadora do hábito, mas na realidade a repetição reforça o hábito, não o cria.
Na primeira vez que um ato for realizado, está criada uma possibilidade e a repetição irá servir para reforçá-lo como ato.
Qualquer sistema de trabalho, qualquer ação realizadora é permeada por uma série de hábitos adquiridos através de uma longa aprendizagem.
Todos os hábitos contêm dentro de si a repetição, metas a serem atingidas e o fortalecimento da vontade.
A repetição, ao atingir o grau de hábito, traz consigo uma “aparente” automatização, que permite à consciência, sua aplicação em outros aspectos da vida, favorecendo o progresso da própria atividade.

Por exemplo:

Ao vermos um pianista tocar sua música, aprendida através do exercício de seu dom ao longo dos anos, com a repetição de suas notas, temos a “impressão” que executa sua obra sem a necessidade de ter a consciência de cada movimento de seus dedos, mecanizando-os; porém, a sua consciência surge na hora e momento em que o pianista desejar.
Deste modo, o hábito não é uma ação que favoreça a mecanização; apenas permite que a consciência naquele momento esteja voltada para outro ponto, até que seja chamada de volta.
A repetição das disposições é necessária para tornar-se duradoura. Porém como em todas as coisas do universo, são regidas pelo positivo e pelo negativo; daí a necessidade de se conscientizar e focar, quais são as nossas necessidades e como estão atreladas a bons ou maus hábitos, nos lembrando que tanto uns como outros permanecem através da repetição.
A essência floral que lida com as repetições chama-se
Chestnutbud – “Dificuldade no aprendizado por não perceber que sempre se tropeça na mesma pedra e se comete os mesmos erros, por meses, dias, anos ou por toda uma vida”
É o caso da moça que se separa do marido por ser alcoolista, e que na segunda, terceira união se casa com um homem de mesmo perfil, que bebe exageradamente.
Isto mostra que a primeira experiência não foi suficiente para aprender, pois passou rapidamente por ela sem tomar consciência da sua existência. Esse é o perfil daqueles que necessitam deste floral, típico da frase: “Já vi este filme”...
Para a repetição de maus hábitos, o Chestnutbud nos dá a consciência de que esta repetição é prejudicial, abrindo as possibilidades para bons e salutares hábitos.
Naturalmente todos nos encaixamos na dificuldade de algum aprendizado, portanto, ao errarmos é útil notar-se se é a primeira vez, ou se já cometemos o mesmo erro, com uma roupagem diferente, através da aquisição de um hábito inadequado, e nos valer dessa nossa consciência.


Cida Arruda
Cida Marczynski



"O envelhecimento faz parte do ciclo normal da vida e não deve ser sinônimo de doença. Ele decorre do enfraquecimento da nossa energia pré-natal, base material da vida, e relacionada ao rim conforme a teoria dos cinco elementos" Ele pode ser adiado se a pessoa tomar cuidados para reforçar os três níveis de existência: Shen (espírito), Qi (energia vital) e Jing (matéria).”

Sem água não há vida. Na água surgiram as primeiras espécies do planeta Terra e todos os organismos necessitam dela para viver. O útero materno abriga a criança dentro da bolsa com líquido amniótico; a vida intra-uterina é aquática. O elemento água faz parte do sangue e de outros líquidos corporais, como o esperma, que é outra fonte de vida. Ela representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.
As emoções estão fortemente associadas à água, por exemplo, as lágrimas derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos.
Conforme os textos taoístas, a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre, seguindo as irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por entre pedras e obstáculos.
O ciclo das chuvas mostra, ainda, a constante transformação do elemento. A água evapora com a ajuda do calor e do sol (fogo) e depois retorna à Terra em forma de chuva, que é pura e que dá vida, irrigando os solos.
A água é yin, de natureza feminina e receptiva, cíclica e profunda. Aplicada à conduta humana, representa a capacidade de manter sua natureza, ser sincero e, portanto, fluir constantemente e sem receios.
A Água representa, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o órgão Rim e a víscera Bexiga.
Na Medicina Ocidental, a função fisiológica dos nossos rins se refere à regulação do metabolismo da água no nosso organismo. Eles filtram todos os nossos líquidos corporais, proporcionando o que chamamos de equilíbrio hidroeletrolítico.
A Medicina Tradicional Chinesa entende esta função fisiológica, no entanto ela tem um entendimento diferenciado referente a função energética dos rins.

Você sabia que:

• os nossos rins controlam o metabolismo da água através do equilíbrio das energias chamadas yin e yang, que determinam a eficiência do metabolismo da água no corpo.

• eles filtram todos os líquidos corporais, sendo considerados a fonte de energia yin e yang para todos os outros órgãos. Assim, uma disfunção crônica nas funções renais pode potencialmente afetar qualquer outra parte do organismo.

• eles são a fonte da nossa essência vital que chamamos de JING e armazena dois tipos de energias muito importantes:

-energia pré natal: é herdada dos pais e interpretada como a constituição inata de uma pessoa. É responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade.
-energia pós natal: adquirida pela boa alimentação, respiração, equilíbrio emocional.

Desta forma, nascemos com uma reserva de energia!
• quando somos fecundados "ganhamos geneticamente" de nossos pais uma "poupança de vitalidade”. Ela é derivada do material genético dos pais, assim como de sua vitalidade, seu estilo de vida, hábitos e nutrição para usarmos ao longo da vida. Ela é essencialmente a constituição herdada por uma pessoa no nascimento. Chamamos de essência pré-natal, energia para usarmos ao longo de nossas vidas.

• se, ao longo da vida retiramos pouco desta "poupança"(essência pré natal), evitando excessos e desperdícios e, ainda depositamos diariamente a "essência vital" abundante na natureza (essência pós natal), a saúde e longevidade serão o prêmio. Mas, se a "esvaziamos" diariamente e, raramente repomos ou a enchemos, essa "poupança" vai se esgotando rapidamente e um desencarne doentio ou precoce pode ser esperado.

• utilizamos essência pós-natal que está ao alcance do nosso controle porque ela deriva da nossa alimentação e do ar. Uma pessoa com uma essência pré-natal fraca pode levar uma vida ativa e saudável através da manutenção de uma forte essência pós-natal.

• dieta e estilo de vida saudável, juntamente com exercício e práticas de respiração, como o tai chi e yoga são os meios para conseguir uma essência pós-natal forte. De fato, uma pessoa com uma constituição fraca e um estilo de vida saudável está em melhor condição do que uma pessoa com uma forte constituição e um estilo de vida destrutivo.

• quando respiramos plenamente , a força desta inalação vem dos rins. Portanto, quando o yang do rim ou o qi do rim está deficiente, uma pessoa pode ter dificuldade para respirar, como ocorre com as pessoas com asma.

• os nossos rins também são responsáveis pelo desenvolvimento de ossos e dentes fortes.

• produzem a medula e estão conectados ao cérebro (crescimento das células sangüíneas). Na fisiologia chinesa, a medula é derivada diretamente da essência qi e é a fonte das células cerebrais.

• regem a audição.As pessoas idosas são propensas a ter oscilações nos ouvidos (zumbido) ou audição prejudicada devido ao esgotamento do qi dos rins com o tempo.

• o rim está relacionado ao queixo e às pálpebras inferiores, por isso a tendência a desenvolver manchas, olheiras, flacidez e rugas.

• sinais de desequilíbrio nos rins podem incluir dores lombares, infertilidade, impotência ou desejo sexual excessivo e problemas urinários.

• a saúde e força dos rins é o fator determinante mais importante na vitalidade duradoura de uma pessoa e em sua longevidade.

Cida Marczynski

Fontes de Pesquisa
Santos: Fundamentos Essenciais da Medicina Chinesa (1995-edição 1)
Birch: Entendendo a Acupuntura (2002-edição 1)
Helena:Psique e Medicina Tradicional Chinesa (2010-edição 1)
Lee:Acupuntura Universal Constitucional (2002-edição 1)
Macciocia: Fundamentos da MTC ( 2007-edição2)
http://saude.hsw.uol.com.br/orgaos-yin5.htm
http://acupunturaepsicologia.blogspot.com
INSTITUTO VERMONT CURSO DE FLORAIS DE BACH
PELA PRIMEIRA VEZ EM SOROCABA - VAGAS LIMITADAS


Ednamara Batista Vasconcelos e Marques, autora e co-criadora do sistema Florais de Minas estará ministrando o curso de Florais de Minas nos dias 11 e 12 de junho, organizado pelo Instituto Vermont.

Programa

- História e filosofia dos florais de Minas
- Paralelo entre a terapia floral e a física quantica
- Mitologia, arquétipos, psicologia junguiana e os florais de minas
- repertorização das essencias florais num enfoque arquetípico
- fórmulas compostas, fórmulas dos chakras, fitoflorais e fitoessencias
- casos clinicos
- demonstração de análise bioeletrográfica
- entrega de certificados

Inscrições pelos fones: (15) 3233-8060 e (15) 3234-2423