A árvore da oliveira é linda!Reflete à luz do sol reflexos prateados e tem sua origem datada desde o princípio dos tempos. Dos seus frutos, chamados azeitonas, é produzido o azeite de oliva., cuja utilização remonta há mais de 6 mil anos. Estudos arqueológicos indicam que o azeite de oliva era produzido e utilizado pelos povos de regiões da Ásia Menor omo um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele à noite, suavizando a dor dos feridos e de servir como um alimento precioso, rico em sabor e energia.
Existem comprovadamente vários benefícios do consumo regular do azeite para a saúde, dentre eles:
- reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo.
- reduz o risco de infarto ou AVC, pois reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
- previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
- reduz inflamações e dores.
- pode ser usado em massagens externas nos locais inflamados e doloridos.
Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do óleo de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.
Então, que tal consumir uma colher de sopa de azeite de oliva todos os dias?
Postar um comentário