Cida Marczynski



"O envelhecimento faz parte do ciclo normal da vida e não deve ser sinônimo de doença. Ele decorre do enfraquecimento da nossa energia pré-natal, base material da vida, e relacionada ao rim conforme a teoria dos cinco elementos" Ele pode ser adiado se a pessoa tomar cuidados para reforçar os três níveis de existência: Shen (espírito), Qi (energia vital) e Jing (matéria).”

Sem água não há vida. Na água surgiram as primeiras espécies do planeta Terra e todos os organismos necessitam dela para viver. O útero materno abriga a criança dentro da bolsa com líquido amniótico; a vida intra-uterina é aquática. O elemento água faz parte do sangue e de outros líquidos corporais, como o esperma, que é outra fonte de vida. Ela representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.
As emoções estão fortemente associadas à água, por exemplo, as lágrimas derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos.
Conforme os textos taoístas, a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre, seguindo as irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por entre pedras e obstáculos.
O ciclo das chuvas mostra, ainda, a constante transformação do elemento. A água evapora com a ajuda do calor e do sol (fogo) e depois retorna à Terra em forma de chuva, que é pura e que dá vida, irrigando os solos.
A água é yin, de natureza feminina e receptiva, cíclica e profunda. Aplicada à conduta humana, representa a capacidade de manter sua natureza, ser sincero e, portanto, fluir constantemente e sem receios.
A Água representa, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o órgão Rim e a víscera Bexiga.
Na Medicina Ocidental, a função fisiológica dos nossos rins se refere à regulação do metabolismo da água no nosso organismo. Eles filtram todos os nossos líquidos corporais, proporcionando o que chamamos de equilíbrio hidroeletrolítico.
A Medicina Tradicional Chinesa entende esta função fisiológica, no entanto ela tem um entendimento diferenciado referente a função energética dos rins.

Você sabia que:

• os nossos rins controlam o metabolismo da água através do equilíbrio das energias chamadas yin e yang, que determinam a eficiência do metabolismo da água no corpo.

• eles filtram todos os líquidos corporais, sendo considerados a fonte de energia yin e yang para todos os outros órgãos. Assim, uma disfunção crônica nas funções renais pode potencialmente afetar qualquer outra parte do organismo.

• eles são a fonte da nossa essência vital que chamamos de JING e armazena dois tipos de energias muito importantes:

-energia pré natal: é herdada dos pais e interpretada como a constituição inata de uma pessoa. É responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade.
-energia pós natal: adquirida pela boa alimentação, respiração, equilíbrio emocional.

Desta forma, nascemos com uma reserva de energia!
• quando somos fecundados "ganhamos geneticamente" de nossos pais uma "poupança de vitalidade”. Ela é derivada do material genético dos pais, assim como de sua vitalidade, seu estilo de vida, hábitos e nutrição para usarmos ao longo da vida. Ela é essencialmente a constituição herdada por uma pessoa no nascimento. Chamamos de essência pré-natal, energia para usarmos ao longo de nossas vidas.

• se, ao longo da vida retiramos pouco desta "poupança"(essência pré natal), evitando excessos e desperdícios e, ainda depositamos diariamente a "essência vital" abundante na natureza (essência pós natal), a saúde e longevidade serão o prêmio. Mas, se a "esvaziamos" diariamente e, raramente repomos ou a enchemos, essa "poupança" vai se esgotando rapidamente e um desencarne doentio ou precoce pode ser esperado.

• utilizamos essência pós-natal que está ao alcance do nosso controle porque ela deriva da nossa alimentação e do ar. Uma pessoa com uma essência pré-natal fraca pode levar uma vida ativa e saudável através da manutenção de uma forte essência pós-natal.

• dieta e estilo de vida saudável, juntamente com exercício e práticas de respiração, como o tai chi e yoga são os meios para conseguir uma essência pós-natal forte. De fato, uma pessoa com uma constituição fraca e um estilo de vida saudável está em melhor condição do que uma pessoa com uma forte constituição e um estilo de vida destrutivo.

• quando respiramos plenamente , a força desta inalação vem dos rins. Portanto, quando o yang do rim ou o qi do rim está deficiente, uma pessoa pode ter dificuldade para respirar, como ocorre com as pessoas com asma.

• os nossos rins também são responsáveis pelo desenvolvimento de ossos e dentes fortes.

• produzem a medula e estão conectados ao cérebro (crescimento das células sangüíneas). Na fisiologia chinesa, a medula é derivada diretamente da essência qi e é a fonte das células cerebrais.

• regem a audição.As pessoas idosas são propensas a ter oscilações nos ouvidos (zumbido) ou audição prejudicada devido ao esgotamento do qi dos rins com o tempo.

• o rim está relacionado ao queixo e às pálpebras inferiores, por isso a tendência a desenvolver manchas, olheiras, flacidez e rugas.

• sinais de desequilíbrio nos rins podem incluir dores lombares, infertilidade, impotência ou desejo sexual excessivo e problemas urinários.

• a saúde e força dos rins é o fator determinante mais importante na vitalidade duradoura de uma pessoa e em sua longevidade.

Cida Marczynski

Fontes de Pesquisa
Santos: Fundamentos Essenciais da Medicina Chinesa (1995-edição 1)
Birch: Entendendo a Acupuntura (2002-edição 1)
Helena:Psique e Medicina Tradicional Chinesa (2010-edição 1)
Lee:Acupuntura Universal Constitucional (2002-edição 1)
Macciocia: Fundamentos da MTC ( 2007-edição2)
http://saude.hsw.uol.com.br/orgaos-yin5.htm
http://acupunturaepsicologia.blogspot.com
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