Cida Marczynski




Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Pescaria Milagrosa
1717 - início de sua história, quando chegou a Guaratinguetá a notícia da visita do governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Para agradá-lo com o melhor pescado que obtivessem, três humildes pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, desceram o o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. João Alves, desanimado e sem muitas esperanças de conseguir uma boa pescaria, resolveu arriscar a sorte mais uma vez e voltou a lançar a sua rede nas águas do rio. Qual não foi a sua surpresa quando, ao puxar a rede, viu que havia pescado uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e que a imagem estava desprovida de cabeça. Curioso, jogou novamente a rede no rio e, ao puxá-la de volta, surpreendeu-se com a cabeça da imagem que veio na rede e se encaixava perfeitamente ao corpo encontrado anteriormente.
Os pescadores, emocionados com tal descoberta, embrulharam os dois achados em um lenço e, confiantes com o que parecia ser um sinal divino, resolveram mais uma vez lançar as suas redes ao rio, conseguindo pescar uma abundante quantidade de peixes.
Eles entenderam o ocorrido como um verdadeiro milagre. Ao retornarem à cidade, com o barco lotado de peixes e a imagem da santa, contaram a todos o ocorrido.

Início da Devoção
A partir daí, a transformação da imagem da virgem em objeto de culto foi inevitável, pois os diversos pedidos e promessas à santa foram se concretizando, que a fama dos poderes milagrosos de Nossa Senhora da Conceição, que já então começava a ser chamada de Nossa Senhora "Aparecida", espalhou-se rapidamente. Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.
1734 - o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.
1888 - em 6 de novembro a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
1928 - em 17 de dezembro de a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade.
1929 - o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida a Rainha do Brasil e sua padroeira oficial e, em 1955, teve início a construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Possui o formato de cruz grega, atualmente, só perde em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Com capacidade para 45.000 fiéis, a basílica está localizada na cidade de Aparecida do Norte, no interior do estado de São Paulo e recebe anualmente entre 7 e 12 milhões de visitantes.
0 Responses

Postar um comentário